Com acesso a seguinte pagina:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=719
Nela encontrei uma experiência didática de uma estratégia de uma aula com o uso de recursos tecnológicos, evolvendo a área de Matemática com relação ao conteúdo “Operações com Conjuntos”.
Primeiramente os alunos tiveram a introdução do conteúdo, depois em situações-problemas do referido conteúdo em sala de aula.
Para revisar tais conceitos fundamentais de conjuntos, especificamente em operações com conjuntos, foram levados ao laboratório de informática, para acessarem o site http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/amem/encomendas/opera_conjuntos/index.html .
Nele os alunos conseguem analisar operações relacionadas à união, intersecção de conjuntos, complementar de um conjunto com relação a outro e um exercício. Além de disso, sempre com a visualização em tela da situação realizada, opções dos alunos efetuarem operações, analisando o resultado da operação.
É importante os alunos sempre trabalhem com situações reais e concretas, como neste exemplo. Pois desta forma conseguirão interpretar e relacionar o conteúdo com situações-problemas concretas, cotidianas encontradas no dia-a-dia.
Um comentário:
Douglas!
No Portal do professor é possível encontrarmos muito material para enriquecer nosso plenejamento, é só colocarmos o componente curricular e teremos uma série de opções.
Quanta facilidade, temos que aproveitar este aparato de informações e conhecimentos disponíveis na internet para remodelarmos nossa prática.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário