Atividade 2 – Registrando a própria reflexão.
As tecnologias de informação e comunicação assumem um papel central no mundo do jovem. Nós, como educadores não podemos ignorar a importância das tecnologias na vida dessa geração digital.
Porém temos a responsabilidade de formar consumidores dessas tecnologias que sejam conscientes, críticos e efetivos. Precisamos mostrar que a conduta no âmbito virtual não é desvinculada do mundo real, e sim uma extensão da nossa realidade. Conseqüentemente, procuramos uma coerência no manuseio das TIC com o emprego da qualquer outro instrumento no ambiente escolar. Devemos orientar a utilização das tecnologias para que ela ocorra de maneira equilibrada,pois os jovens podem deixar-se seduzir por elas.
Outro ponto importante, nesse contexto, é o redimensionamento da relação professor- aluno, pois o professor domina o conteúdo da sala de aula, mas o aluno geralmente tem mais conhecimento das TICs do que o professor. Isto faz com que cada um tome consciência das suas competências e das suas dúvidas. Essa parceria é um momento de aprendizagem, independentemente da idade ou do nível de escolaridade. Para o professor e aluno, essas realizações são carregadas de frustração e insegurança, mas também de satisfação, orgulho e alegria.
A escola precisa competir com as novas maneiras de se acessar e trabalhar a informação, preparando o cidadão para esse novo mundo em que o concreto e o virtual se entrelaçam, tornando-se quase impossível distingui-los com clareza. Atualmente a mídia é fundamental para a construção das verdades na vida das pessoas. Por isso, o educador precisa ser um pesquisador e ser inquieto, sempre em busca de novos conhecimentos para aprofundar a reflexão e vivenciar uma prática pedagógica sempre renovada, consciente de sua responsabilidade de orientar os alunos para um futuro imprevisível.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Colega!
Odiernamente vimos as TICs ocupando um espaço marcante e com isto nossa responsabilidade enquanto educadores aumenta ainda mais, pois temos que levar nossos alunos a utilizarem-se das mesmas de maneira consciente e significativa, onde possamos estabelecer parcerias e veremos que os resultados serão muito positivos.
Hoje o professor não pode mais parar no tempo tendo apenas uma graduação e não buscando mais fontes de informações, pois seu tempo será inferior aquele que buscar através de novas capacitações outros conhecimentos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário