As tecnologias no processo de ensino/aprendizagem em especial considerando os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), traz uma interação educacional entre professores e estudantes mediada por tecnologias sob alguns aspectos:
* aprimoramento em práticas investigativas
* uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
* desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe;
* ensino-aprendizagem, agora em ensino-investigação-aprendizagem;
* como guia teórico-prático a investigação-ação escolar e a educação dialógico-problematizadora;
* interação e da comunicação;
* desenvolvimento das autonomias intelectual e profissional.
Algumas ferramentas poderão ser utilizadas para concretizar tais ações de mediação tecnológica (ferramentas de comunicações assíncronas e síncronas), entre professor e estudantes.
Isso significa que a mediação tecnológica garante a comunicação entre os sujeitos em torno de materiais e atividades da disciplina (pode ser tarefa, pesquisa de avaliação, bibliografias, fóruns, mensagens, chat, etc).
Quando incluídos no mundo tecnológico, os professores devem usar da interatividade em suas aulas, integrando com dinâmica das ferramentas da internet como blog, fórum e chat, evitando assim de se tornar passivo a ela.
Um comentário:
Colega!
Quanto nos damos conta que as TICs podem estar a nosso dispor, criando possibilidades de construção de conhecimentos, um mundo novo se abre, onde buscamos práticas diversificadas,levando a mudanças de hábitos buscando a interatividade e a comunicação como fator relevante dentro do processo ensino-aprendizagem.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário