As escolas estão iniciando um processo que tem por finalidade inserir o uso de mídias como importante ferramenta na construção e ampliação de conhecimentos já adquiridos pelos educandos. No entanto a maioria das escolas ainda não encontra-se preparada para o uso das mídias, especialmente da internet uma vez que falta qualificar seus professores e demais funcionários para que as mídias sejam utilizadas de forma correta e assim auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem.
No entanto o profissional em educação não deve se deixar abater pelas " pedras no caminho", mas deve buscar vencer todas as dificuldades, agarrando as oportunidades de melhorar a sua qualificação apesar dos compromissos relativos a sua profissão.
Tenho plena convicção que as escolas já utilizam várias mídias, como TV, DVD, mídia impressa, enfim. O que nos falta é coragem de inovar mais, de explorar mais amplamente os materais dos quais dispomos. A contextualização dos conteúdos das mídias é que nos desafia, somente os recursos disponíveis não significa nada, não significa avanços.
Quanto a preparação da escola, creio que temos equipamentos para inovar, mas precisamos nos acordar para as possibilidades que temos nas mãos.
É essencial o conhecimento por parte do professor quanto ao funcionamento e equipamentos, mas principalmente conhecer o conteúdo do DVD, do filme, por exemplo, e não parte técnica. Conhecer o conteúdo da internet para intervir no processo. Creio que aí reside o cerne da questão, a contextualização, o foco das atividades e dos conteúdos. A relação teoria e prática.
Lizete Ludtke - Afonso Pena
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lizete!
"Creio que aí reside o cerne da questão, a contextualização, o foco das atividades e dos conteúdos. A relação teoria e prática".Esta tua colocação diz tudo, pois nós só seremos educadores de verdade, quando soubermos casar a teoria com a prática. A teoria aceita tudo, são conceitos, bonitos outros nem tanto, mas a prática leva-nos a concretização do que realmente conhecemos, digo sempre teoria e prática devem caminhar juntas. Em relação as tecnologias não poderia ser diferente, conhecermos as técnicas computacionais são muito importantes , mas as leituras para entendê-las são escenciais.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário