REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO
A democratização do acesso aos novos produtos tecnológicos, como computadores e Internet, é um desafio para a sociedade atual, que demanda esforços e mudanças nas esferas econômicas e educacionais. Para que todos possam ter informações e utilizar de modo confortável as novas tecnologias, é preciso um grande esforço educacional. Como elas estão em permanente evolução, a aprendizagem contínua é conseqüência natural do momento social e tecnológico que se vive, a ponto de poder se afirmar que essa é uma “sociedade da aprendizagem”.
Diante dessa realidade, o papel do professor também se altera. Muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar e querem se adaptar ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos e anseiam por oferecer um ensino de qualidade, adequado às novas exigências sociais e profissionais. Colocam-se como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida na comunicação didática com os alunos, a aprendizagem aconteça para ambos.
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação como maneira de formar os professores a partir de um projeto voltado à aprendizagem institucional, permite que sejam superados medos e resistências ao novo e por meio de interações entre os educadores se possa pensar na solução de problemas e desafios institucionais mais amplos.
Sabe-se que vários são os benefícios que pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, em atividades de programação de rotinas e processos; de organização, registro acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativo; de simulação de experimentos relacionados com as ciências naturais e sociais; de comunicação e acesso à base de dados via e-mail e internet. Sabe-se também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transportando-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano escolar.
4 comentários:
Concordo contigo Tania e quando o professor recebe formação adequada ele apropria-se destes recursos em benefício do ensino e da aprendizagem.
Um abraço!!
Colega Tânia! Acredito que a partir de uma formação docente adequada e constante, o educador passa a utilizar-se dos recursos tecnológicos no seu fazer pedagógico de maneira a tornar o processo ensino-aprendizagem com maior resultado e envolvimento dos alunos.
Tania!
Para que possamos chegar até as informações dentro deste processo é preciso a pré-disposição, eis um grande desafio.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Tania!
Para que possamos chegar até as informações dentro deste processo é preciso a pré-disposição, eis um grande desafio.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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