quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Atividade 03 - Educação e Tecnologia

Para preparar a Comunidade Escolar precisamos rever competências e ter claro que ser educador é formar um aluno crítico, aberto às exigências da sociedade, e para tanto, o conhecimneto das tecnologias e suas mídias não podem mais ficar de fora do ambiente escolar. Não cabe mais no atual contexto ficarmos à magem desses recursos, a escola e o cotidiano tem que estrarem integrados e as tecnologias oferecem essa possibilidade.
Algumas escolas públicas estão equipadas com computadores , no entanto TV, vídeo, aparelhos de som a grande maioria possui, mas são pouco usados ou usados de forma inadequadas, apenas para atividades diferentes.

É importante que gestores e educadores ter claro a importância das tecnologias para a inclusão social. Cabe a eles ir em busca dessas ferramentas, seja na SEC ou MEC e também na comunidade para a construção do Plano Pedagógico que atenda as necessidades e anseios dos alunos, e para a melhoria da qualidade na aprendizagem.
O computador com todos os recursos que oferece tem que ser usado para uma efetiva mudança pedagógica e não apenas como uma ferramenta para a informação pois, assim, fazendo dos alunos meros receptáculos de informação.
O mercado de trabalho exige profissional criativo, crítico, com capacidade de buscar, de interragir, de encontrar soluções para resolver problemas, de ser capaz de aprender a aprender e issso é difícil de ser desenvolvido no educando com aulas tradicionais.
Nesse cenário com tecnologias temos que ter claro que não podemos informatizar o ensino tradicional na transmissão do conhecimento, e sim tirar proveito das tecnologias para alcançar os objetivos de um educando criativo, que saiba construir e reconstruir aprendendo a interagir com pessoas e objetos. Devemos familiarizá-lo com a linguagem digital para que possa integrar-se à sociedade informacional.
Cabe a escola, principalmente a pública onde a grande maioria dos alunos tem pouco acesso tecnológico, provocar uma mudança efetiva na sua prática. Utilizar as diferentes mídias proporcionando ao aluno uma compreensão sobre o mundo e provocar mudanças no pensar e agir com práticas que proporcionem novas possibilidades,com competências no uso das tecnologias e na construçao do conhecimento para que possa ser inserido no mercado de trabalho.
Precisamos urgentemente mudar paradigmas. Estudar muito e aceitar que as tecnologias vieram para ficar e a escola tem que ser adaptar a isso.

Lizete Ludtke - Afonso Pena.

Um comentário:

Curso TICs - Paraíso do Sul disse...

Lizete!
Nós precisamos levar nossos alunos a participar da construção de conhecimentos de forma que sejam autônomos, críticos, participativos, cooperativos e colaborativos, pois seu papel requer que nós estejamos a frente da tarefa de ensinar como mediadores e não como aqueles que deixam as tarefas e as mesmas devem ser cumpridas sem questionamentos, sem o saber do motivo pelo qual estão sendo realizadas.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul