ATIVIDADE 1 - Nereida
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
No meu trabalho diário como professora, tenho tentado despertar a curiosidade nos meus alunos, no sentido de saírem da estagnação do conhecimento. Acho que eles têm que procurar se inteirarem dos assuntos da atualidade, para acompanharem a evolução do mundo e poderem acompanhar sua caracterização.
Espero que os educandos consigam entender que a aprendizagem acontece sempre, ao longo de nossa vida, dentro e fora da escola.
Apesar disso, entendo que a escola exerce um grande papel nessa aprendizagem: a estimulação, o incentivo e a perseverança para o conhecimento.
Considero muito importante que haja uma interatividade entre professor e alunos, pois é na troca que se abre o leque do conhecimento, onde cada um pode expor seu conhecimento, suas idéias e experiências.
No dia-a-dia da escola aprendemos muito com nossos colegas professores e com os alunos também, pois cada um chega à escola com uma bagagem cultural adquirida durante sua vida, tanto na educação formal como nas experiências vividas fora da escola.
A cada troca de experiências com outros profissionais, procuro aproveitar idéias para aplicar em minhas aulas. Se deu certo e teve crescimento dos alunos dos meus colegas, espero que o mesmo aconteça com os meus.
Também gosto de repartir minhas experiências com os colegas, pois no mundo atual, os egoístas e individualistas se tornam pessoas excluídas e isso não combina com meu modo de viver e trabalhar.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nereida!
Vivemos em um mundo em constante mudanças onde nossos alunos jé entendem que a aprendizagem acontece ao longo de nossa vidas e que estamos sempre buscando mais e mais. Como tu bem colocas em teu texto a escola exerce o papel de estimuladora dentro do processo, onde o incentivo e perseverança para que o conhecimento aconteça deve partir da mesma.Concordo plenamente contigo quando dizes que temos que compartilharmos nossas experiências e como crescemos com isto, como nos faz bem e ao próximo também. Se dentro da escola pudéssemos visualizar este tipo de comportamento como padrão, as coisas seriam bem melhores.A ajuda mútua tornaria a escola menos centralizadora e mais humana, não achas? Sei que és uma professora comprometida, capaz e gosta do que faz, pois trabalhar com os pequenos não é para qualquer um, a paciência o carinho devem estar presentes todos os dias.
Continues assim!
Margarete curto Schütz
NTE- Cachoeira do Sul
Acredito também que a escola deve caminhar na busca da humanização ,tanto dos educandos,como dos educadores.
Postar um comentário