Olhando para a prática do professor com o uso da tecnologia.
O professor transforma-se num elemento indispensável diante do contexto onde a escola conta com tantos recursos tecnológicos que podem e devem contribuir decisivamente para o trabalho do educador que, vislumbra no futuro, a escola com novas responsabilidades, diante da sociedade do conhecimento.
Assim a preparaçaõ do professor que vai usar asses recursos tecnológicos, deve ser um processo que mobilize e o prepare para incentivar seus alunos a vivenciarem novas formas de estudo e estar consciente de que alguns alunos não tiveram contato com esses recursos.
O desafio dos educadores é utilizar as TICS acessando a todos os níveis sociais, aproveitando os conhecimentos adquiridos com a prática cotidiana.
Qualquer instrumento de ensino desde o mais simples até o mais complexo, depende de quem o usa e como issso é feito. Cabe a nós educadores a responsabilidade de buscar e intervir para a sistematizar as diversas ferramentas, integrando-as com os recursos pedagógicos criando condições para a construção do conhecimento. Orientarmos nossos alunos a não simplesmente" copiar e colar". Uma pesquisa bem orientada e fundamentada na rede, pode resultar em ótimos trabalhos , sobre os mais diferentes assuntos, que poderão e devem ser publicados em um blogger da turma . Acredito que a valiação coletiva dos trabalhos após seu término é que faz o diferencial para a construção do conhecimento.
Assim a preparaçaõ do professor que vai usar asses recursos tecnológicos, deve ser um processo que mobilize e o prepare para incentivar seus alunos a vivenciarem novas formas de estudo e estar consciente de que alguns alunos não tiveram contato com esses recursos.
O desafio dos educadores é utilizar as TICS acessando a todos os níveis sociais, aproveitando os conhecimentos adquiridos com a prática cotidiana.
Qualquer instrumento de ensino desde o mais simples até o mais complexo, depende de quem o usa e como issso é feito. Cabe a nós educadores a responsabilidade de buscar e intervir para a sistematizar as diversas ferramentas, integrando-as com os recursos pedagógicos criando condições para a construção do conhecimento. Orientarmos nossos alunos a não simplesmente" copiar e colar". Uma pesquisa bem orientada e fundamentada na rede, pode resultar em ótimos trabalhos , sobre os mais diferentes assuntos, que poderão e devem ser publicados em um blogger da turma . Acredito que a valiação coletiva dos trabalhos após seu término é que faz o diferencial para a construção do conhecimento.
2 comentários:
Lizete!
Nós que estamos inseridos no processo temos a consciência do trabalho que devemos realizar, da nossa preparação teórica e prática, mas temos que levar os colegas que estão à margem a fazer parte do mesmo, buscando e inovando através de formações.
Ensinar a pesquisar é fundamental, pois cópia os alunos sabem fazer, agora ler, repensar, fazer recortes das idéias mais importantes é um outro aspecto que precisamos enfatizar muito dentro do processo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Aprender a pesquisar me parece, nesse contexto, o ponto mais importante. Cabe a nós professores aprender a preparar nossas aulas de modo que o aluno se veja em situação de reflexão sobre os temas a ele proposto.
Postar um comentário