A água na história dos povos. Ensino Fundamental séries finais.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
1- Pratica social inicial do conteúdo:
_ Os alunos são estimulados pelos professores a relatar conhecimentos adquiridos em casa e na comunidade, através de entrevistas, para um conhecimento prévio do nível de compreensão e quais as curiosidades dos alunos sobre o tema proposto.
_ Problematizar as questóes mais significativas, levantadas pelos alunos, desafiando-os, para que, através de sua ação, busque o conhecimento.
_ Realizar novos questionamentos, de acordo com o nível de compreensão dos alunos, nas dimensões:
* científica;
* histórica;
* social.
_ Sugerir que os alunos conversem na família e comunidade, faça registros e traga para comentar em aula.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
_ Fazer uso da internet, livros, jornais revistas e vídeos disponíveis para a retomada do conteúdo.
_ Organizar um blogger com as intenções dos alunos e as ações da turma sobre o uso consciente da água e os novos rumos que podemos dar ao nosso planeta.
_ A aula foi planejada,elaborada e desenvolvida, levando em conta e respeitando o conhecimento prévio, os interesses dos alunos e através do diálogo, análise dos questionamentos, com intervensões quando necessário levando-os a apropriação dos conteúdos ( conhecimento-aprendizagem).
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lizete!
Como este tipo de atividade é significativa, levando o aluno a investigar através da pesquisa da entrevista.Parece uma experiência muito simples , mas quantas habilidades pode desenvolver.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cacahoeira do Sul
Postar um comentário