terça-feira, 11 de novembro de 2008

Atividade 3 - Educação e tecnologia

A introdução de novas tecnologias nas mais diversas áreas sociais, inclusive na educação tornou-se necessária para garantir a qualidade, a competitividade e a produtividade dos trabalhadores no mercado. Essa racionalidade demanda conhecimentos globais, flexíveis e interdisciplinares, estando em permanente mudança e aprendizagem.
Para isso devemos prepará-los(alunos) para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania, possibilitar a interlocução de saberes de todos os modos possíveis sendo imprescindível que o profissional docente esteja capacitado a conduzir-se na aldeia global e, para tal, deve desenvolver uma prática pedagógica diferenciada, crítica, criativa e reflexiva.
A escola precisa ser um lugar destinado à aprendizagem, rico em recursos, na qual os alunos consigam construir seus conhecimentos segundo estilos individuais de aprendizagem diante de atividades pedagógicas inovadoras; desenvolvendo a capacidade de pensar e expressar-se com clareza, na solução de problemas e decisões com responsabilidade.
Para tanto, propiciar ao aluno um embasamento teórico/prático necessário para introduzi-lo à utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, dando ênfase ao trabalho em grupo, suas técnicas e ferramentas, surgindo assim, o computador como recurso tecnológico no processo de ensino/aprendizagem. Acredito em educação comprometida com o fazer pedagógico, social e humano, na interação de tecnologias digitais com recursos - tudo sendo utilizado em prol da construção do conhecimento de maneira ativa e participativa.

Um comentário:

Curso TICs - Paraíso do Sul disse...

Colega!
Realmente a escola deve ser este espaço onde possamos utilizar as tecnologias em favor da construção de novos saberes, para isto devemos preparar-nos , pois nossos alunos conhecem o manejo dos equipamentos só precisam saber utilizá-los pedagógicamente.Tua citação é muito importante, precisamos utilizar todas estas ferramentas em prol do conhecimento de maneira que possamos ver nosso aluno envolvido ativamente na construção de seu conhecimento.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul