ATIVIDADE 1: QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Como professora, dentro das minhas ações pedagógicas, oportunizo, os meus alunos sempre que possível para a pesquisa, procuro diversificar a minha aula, utilizando técnicas variadas, recursos audiovisuais como a TV, vídeo,etc...,para que os alunos possam se sentir a vontade para questionamentos, opinar, sugerir e que as atividades propostas sejam realizadas com prazer pelos alunos.
Sempre que possível aplico algumas dinâmicas favorecendo assim a interação entre os alunos e a professora.
Considero muito relevante o trabalho em grupo, onde os alunos trocam idéias, aprimoram seus conhecimentos e aprendem a ouvir o outro.
Quando acontece a reciprocidade entre os alunos e a professora, podemos dizer que está acontecendo a educação.
Fazendo a auto avaliação com os meus alunos das atividades que foram desenvolvidas durante a semana, vejo que algumas vezes tenho que mudar a minha maneira de ensinar e isso me proporciona uma auto-avaliação do meu fazer pedagógico e vejo também a importância do professsor aprimorar os seus conhecimentos e trocar idéias com os colegas da sua escola e de outras escolas sejam elas estaduais, municipais ou particulares, para que assim possa ter sucesso com os seus alunos no processo ensino-aprendizagem.
Atualmente, o professor deve se um mediador, mais do que um informador. Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses, fruto de descobertas.
O professor deve propor atividades, pensando de onde o aluno está, das suas preocupações, necessidades e curiosidades.
A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o seu sucesso pedagógico.
O professor deve saber O QUÊ? COMO? QUANDO? E POR QUÊ desenvolver determinadas ações pedagógicas.
Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento .
A realização de ações conjuntas e coordenadas entre direção, orientação, supervisão e docentes fortalece e enriquece a mudança, auxilia na sensibilização da comunidade e da família.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Verinha!
É muito bom podermos ver colegas empenhados com a qualidade de seu trabalho, diversificando, utilizando dinâmicas, reavaliando sua prática. É o que precisamos e desejamos ver dentro da escola.
"A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o seu sucesso pedagógico." esta tua colocação é profunda e verdadeira, pois fazer estas reflexões mostra a personalidade madura de uma profissional competente, responsável, capaz e acima de tudo sabe reconhecer quando é preciso retomar. Estas atitudes são louváveis.
Parabéns!
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário