REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO
As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. O educador, que possui uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. O professor se transforma em estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria -o conhecimento com ética.
As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, e o processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
O re-encantamento, em fim, não reside principalmente nas tecnologias -cada vez mais sedutoras- mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças e que nos solicita a um consumismo devorador e perigoso.
É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O re-encantamento, e a implantação das tecnologias em nossa atuação pedagógica, em grande parte, vai depender de nós.
Um comentário:
Certamente as tecnologias não vão mudar as relações pedagógicas, mas com o passar do tempo, serão uma referência para construção de conhecimentos, pois ainda somos professores de uma geração conservadora.
É preciso que estejamos revendo nossa prática para que possamos inserir as TICs no nosso fazer pedagógico, buscando assim enfocar as tecnologias como um caminho para novas aprendizagens, mas lembrando sempre que o professor sempre será o mediador dentro do processo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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