Registrando a Própria Reflexão
Diante do desenvolvimento da utilização das novas tecnologias na educação, torna-se importante ver como as escolas e os educadores estão lidando com essas ferramentas, pois não adianta simplesmente levar os alunos ao LABIN sem ter um objetivo claro. A ida ao laboratório de informática deve ser bem planejada, buscando-se primeiramente traçar uma diretriz de pesquisa, orientando os alunos em relação a onde encontrar aquilo deve ser buscado e depois disso feito, deixar “livre” para que os próprios alunos busquem suas fontes, para que eles sintam-se motivados a buscar os temas.
Ir ao LABIN, não deve ser encarado pelo aluno como uma fuga às aulas dadas em sala. Deve ser sim, visto como uma forma diferente de obtenção de conhecimento. Por isso a necessidade de se traçar objetivos em relação a utilização desse instrumento.
O mesmo deve acontecer em relação aos outros instrumentos, que já vem sendo utilizado a mais tempo, como tv, vídeo e dvd. Pois passar um filme ou um documentário deve ser bem planejado, devendo haver algum tipo de cobrança, pois se isso não ocorrer acaba se transformando em uma fuga das salas de aula. E esse não é o objetivo do uso das tecnologias na educação.
Um comentário:
Como em qualquer atividade o plenejamento deve ser fundamental, pois deixamos claro as estratégias que vamos percorrer para atingirmos nossos objetivos.As tecnologias estão aí para revolucionar, transformar, mudar concepções, levar-nos a tornar o aluno um investigador.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário