Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia
= O olhar do educador
Assistindo um dos vídeos com este título e disponível no youtube, mais uma vez parei para refletir sobre o verdadeiro papel do educador. Esta palavra tem tamanho significado que não nos permite explicá-la com simples palavras. No entanto o seu olhar deve ser tão atento e minucioso que não permite deixar nada passar despercebido. “O olhar do educador tem que ser como o olhar de um pai”, o qual transmite proteção e carinho. Neste olhar é imprescindível uma imensa carga de consciência, de atenção, de responsabilidade, de motivação, de arte, de compreensão, de vontade... enfim, de tudo que se faz necessário para darmos “aulas de vida” e sabermos conviver e aprender junto com cada aluno, interpretando seus pensamentos, dificuldades, ânsias, especialidades... pois, cada um é único, singular e deve ser tratado assim como é. É na atitude de compreendermos e tratarmos um a um como são é que percebemos que tudo é uma questão de “olhar”.
Quanto ao uso da tecnologia, o vídeo assistido nos mostra a importância da inclusão da informatização no ensino e na transmissão de informações, podendo gerar um elo entre educação e a representação, a articulação de pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões sobre a prática. Há, através das imagens, da música, do jogo de cores, a formatação, a disposição das gravuras... a busca pelo desenvolvimento da habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia, pois propõe uma situação em que os participantes possam articular e refletir teoria, prática e domínio da tecnologia.
= O olhar do educador
Assistindo um dos vídeos com este título e disponível no youtube, mais uma vez parei para refletir sobre o verdadeiro papel do educador. Esta palavra tem tamanho significado que não nos permite explicá-la com simples palavras. No entanto o seu olhar deve ser tão atento e minucioso que não permite deixar nada passar despercebido. “O olhar do educador tem que ser como o olhar de um pai”, o qual transmite proteção e carinho. Neste olhar é imprescindível uma imensa carga de consciência, de atenção, de responsabilidade, de motivação, de arte, de compreensão, de vontade... enfim, de tudo que se faz necessário para darmos “aulas de vida” e sabermos conviver e aprender junto com cada aluno, interpretando seus pensamentos, dificuldades, ânsias, especialidades... pois, cada um é único, singular e deve ser tratado assim como é. É na atitude de compreendermos e tratarmos um a um como são é que percebemos que tudo é uma questão de “olhar”.
Quanto ao uso da tecnologia, o vídeo assistido nos mostra a importância da inclusão da informatização no ensino e na transmissão de informações, podendo gerar um elo entre educação e a representação, a articulação de pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões sobre a prática. Há, através das imagens, da música, do jogo de cores, a formatação, a disposição das gravuras... a busca pelo desenvolvimento da habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia, pois propõe uma situação em que os participantes possam articular e refletir teoria, prática e domínio da tecnologia.
Um comentário:
Eliane!
Quantas reflexões teríamos a fazer em relação ao verdadeiro papel do educador.. Tuas reflexões retratam realmente o que almejamos.
"Neste olhar é imprescindível uma imensa carga de consciência, de atenção, de responsabilidade, de motivação, de arte, de compreensão, de vontade... enfim, de tudo que se faz necessário para darmos “aulas de vida” e sabermos conviver e aprender junto com cada aluno, interpretando seus pensamentos, dificuldades, ânsias, especialidades... pois, cada um é único, singular e deve ser tratado assim como é. É na atitude de compreendermos e tratarmos um a um como são é que percebemos que tudo é uma questão de “olhar”."
Retrata ainda o professor que queremos que esteja presente em nossa sociedade: atuante, dinâmico que eleve a auto estima de seus alunos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário