Análise de componentes visuais de um texto de acordo com o curso de Pós em metodologia de língua portuguesa e estrangeira para Ensino Fundamental e Médio (fazendo as devidas adaptações para cada série).
Objetivo:
Informar o aluno sobre os gêneros literários (conto, romance, novela...), promover o hábito da leitura, perceber intencionalidade implícitas (amplamente utilizada pelos profissionais na elaboração de tais produções), releitura, análise e reflexão sobre linguagens e produção.
É muito comum as pessoas acharem que elementos visuais de um texto são apenas fotos,
imagens ou gráficos. É claro que esses componentes ajudam ou influenciam na decisão de ler ou não um texto, mas será que já paramos para pensar o quanto de informações de uma novela (personagens, enredo, espaço, ambiente, contexto...) existe na abertura? Que informações relevantes ela traz? Por exemplo, podemos saber, desde o primeiro dia, que personagens estarão presentes no clímax da novela.
Avaliação conjunta:
Todos os dados observados na análise, pelos alunos, devem ser socializados entre a turma, comentados e discutidos.
Materiais utilizados: livros, TV, vídeo, Internet, computador ou cadernos...
3 comentários:
PROFESSORA MARIA LUCIANE,TEMOS COMO MISSÃO DE UM BOM EDUCADOR MOSTRAR AO ALUNO QUE PODEMOS LER O MUNDO NÃO SOMENTE COM AS LETRAS MAIS ATRAVÉS DE TODAS AS IMAGENS PRESENTES QUE PODEMOS VISUALZAR OU TOCAR NO MUNDO.
Maria Luciane, é fundamental que nós educadores, façamos com que nossos educandos compreenda e vivenciem, de preferência no nosso fazer pedagógico, as inúmeras possibilidades que temos de fazer a leitura das situações, dos fatos, do mundo. Não apenas, leituras das escritas.
Maria Luciane!
Vimos através do relato desta experiência que a análise crítica do texto deve fazer parte do planejamento do professor. Quantos elementos podem ser abordados... Uma experiência muito rica e como colocado pode adaptar-se a todas as séries.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário