sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ATIVIDADE 07 - Josiane P.Altermann

Pesquisando sobre o Trabalho por Projetos
Busquei nesta atividade, analisar o projeto de trabalho de minha autoria cujo tema foi “A Construção de Textos na Pré-escola” planejado, desenvolvido e executado no decorrer do ano de 2007, com alunos da Pré-escola da E.M.E.F.Rodrigues Alves, do Rincão da Boa Vista, município de Paraíso do Sul. O objetivo geral do mesmo foi “Proporcionar aos alunos da Pré-Escola a oportunidade de construir, ilustrar e editar suas próprias histórias a partir de fatos estudados ou vivenciados no seu cotidiano escolar.” Na execução, utilizei-me das seguintes metodologias: Desenvolvimento dos conteúdos previstos na grade curricular pela professora executora do projeto; Exploração de temas diversos em pequenos e no grande grupo; Audição de livros de literatura infantil lido pela professora executora do projeto; Sessão cinema com filme que trazem em suas histórias o complemento dos temas estudados ou tratam de datas comemorativas específicas; Passeio dirigido pela executora do projeto a fim de observação; Análise de gravuras diversas na proposta de estimular a imaginação e criatividade; Conversação informal com os alunos envolvidos no projeto sobre os temas em pauta; Escolha de locais apropriados para a criação das histórias; Leitura aos alunos, das histórias criadas; Ilustração das histórias; Sugestões de títulos; Eleição do título da história; Digitação pela professora executora do projeto das histórias criadas; Solicitação de revisão de gramática, aos professores de Língua Portuguesa da escola na qual o projeto será executado; Organização e montagem do livro constando às histórias e ilustrações realizadas pelos alunos da pré-escola; Encadernação do livro; Sessão de fotos da realização do projeto; Apresentação aos pais dos alunos do livro criado no decorrer do ano letivo;. Os materiais utilizados foram: Livros de Literatura Infantil; DVDs com Filmes Infantis; Gravuras diversas; Folhas de Ofício; Lápis preto; Lápis colorido; Giz de Cera; Câmera Digital; Computador; Impressora. E após o desenvolvimento, execução e conclusão do projeto avaliei e conclui que Educação Infantil é vida, é brincar. Trabalhar com educação infantil é ter o privilégio de poder realizar inúmeras atividades em que desprendemos os alunos das cadeiras, da sala, dos lápis de cor e canetinhas. E sim, no chão, no pátio, na rua com atividades variadas que desenvolvem a criatividade e as habilidades necessárias para que ela possa acompanhar uma alfabetização.
O projeto foi considerado satisfatório por que proporcionou aos alunos da Educação Infantil - Pré-Escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves, o desprendimento, o despertar da criatividade, a oportunidade de expor suas idéias, valorizar das suas capacidades de produzir histórias, ilustra-las, tornando-se assim sujeitos de sua aprendizagem.

2 comentários:

Curso TICs - Paraíso do Sul disse...

Josi!
Adorei teu projeto, acredito que trabalhar com alunos da pré-escola seja um grande desafio, mas que traz muita alegria, pois sinto que os pequenos se envolvem muito mais nas atividades propostas pelo professor. Um dos pontos positivos também foi a parceria com o professor de português. Continues fazendo este trabalho sério e digno de aplausos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Curso TICs - Paraíso do Sul disse...

Josi!
Adorei teu projeto, acredito que trabalhar com alunos da pré-escola seja um grande desafio, mas que traz muita alegria, pois sinto que os pequenos se envolvem muito mais nas atividades propostas pelo professor. Um dos pontos positivos também foi a parceria com o professor de português. Continues fazendo este trabalho sério e digno de aplausos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul