segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Atividade 5:Conhecendo uma experiência-VeraC

ADIÇÃO DE FRAÇÕES
A aula escolhida foi: ADIÇÃO DE FRAÇÕES desenvolvida no dia 17/06/2008 pela professora Claudia Renata Pauletado do Prado na Instituição COL MADRE CARMEM SALLES, DISTRITO FEDERAL, no Ensino Fundamental, disciplina de matemática.
A professora, além de usar os recursos da sala de aula com material concreto, utilizou também o Laboratório de Informática, onde os alunos acessaram o site e encontraram material de frações, compostos de tiras de diversos tamanhos onde foram aplicadas várias atividades, envolvendo as frações.
As dicas e sugestões apresentadas foram de grande relevância para que o aluno compreenda melhor o estudo da adição de frações, possa resolver de maneiras diferentes e encontrar a sua própria estratégia de solução.
Quanto a avaliação, a professora envolveu os alunos para que realmente acontecesse a aprendizagem.
Este conteúdo:ADIÇÃO DE FRAÇÕES nas séries de Ensino Fundamental, para o entendimento da criança é abstrato.Valioso é encontrarmos meios tecnológicos para apresentar de forma dinâmica este assunto.Mostrar a relação entre as frações, equivalência sem necessitar tirar o mmm foi o destaque desta aula.
A professora soube usar a metodologia e a tecnologia de uma forma que a sua aula se tornou atraente e produtiva.

Um comentário:

Curso TICs - Paraíso do Sul disse...

Verinha!

Vimos que as atividades onde utilizamos material concreto, proporcionam ao aluno fixar mais o conteúdo.A informática é uma ferramenta que possibilita buscar mais informações e trocas, levando o aluno a construção de novos conhecimentos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeiara do Sul