Trabalho em duas escolas estaduais (uma de ensino fundamentale e outra de ensino médio). A primeira não possui laboratório de informática, mas utiliza outros recursos (TV, Vídeo, Rádio, CD... A segunda, ao contrário, possui e, com devido agendamento (para fins de organização e cuidado com os aparlhos) alunos e professores podem entrar em contato com essa tecnologia o que os possibilita aprender desde como usar os computadores ao uso da Internet para pesquisa e estudos. Mas para tanto os professores precisam estar bem preparados. Só desta forma ocorrerá mudanças positivas no processo de ensino/aprendizagem. Assim o aprender ficará menos pesado e os alunos a oportunidade de se prepararem melhor, pois o uso ao se usar o vídeo (por exemplo) em sala de aula, na cabeça dos alunos, significa lazer e não aula. E isso, quando usado corretamente, atrai o aluno para os assuntos do planejamento pedagógico.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Maria Luciane!
Sabemos que existe ainda esta concepção até mesmo por parte da família, que certas atividades com as TICs resumem-se em matação de aula. Se as mesmas não forem bem planejadas certamente serão. Eis a necessidade do professor conhecê-las para poder estar levando o aluno a utilizá-las de maneira correta e com responsabilidade. Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Lu!
Infelizmente ainda existe o pensamento de que ao propormos uma atividade diferente da tradicional sala de aula é "matação". Isto está inseridop na sociedade tradicionalista. Cabe a nós planejarmos bem as nossas atividades e mostrarmos que não é bem assim! E, para tanto, precisamos nos preparar e nos adaptar as mudanças que surgirem.
Postar um comentário