quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA


Objetivos na unidade


1.Apresentação e discutir a proposta do curso.

2. Contextualizar a temática da Unidade 1:Tecnologia na sociedade,na vida e na escola.

3. Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizado continua.

4. Instigar a observação como a própria escola usa as tecnologias disponíveis.

5. Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.

6. Reconstextualizar o uso dos recursos computacionais (editores de textos e de apresentações (gerenciamento de arquivos e internet).

7. Renconstextualizar o uso dos recursos computacionais do ponto de vista pedagógico (editores de textos e apresentações).

Objetivos de Aprendizagem


Espera-se que ao fim dessa unidade os cursistas sejam capazes de:


-Identificar os fundamentos da proposta pedagógica do curso.
-Reconhecer papel da escola e a importância da sua postura na sociedade da tecnologia e do conhecimento.
-Refletir sobre as novas formas de ensinar e aprender.
-Identificar as aplicações pedagógicas envolvidas no uso das diferentes tecnologias.
-Produzir relatos e textos opinativos e com argumentos.
-Realizar apresentações de suas atividades de pesquisa de estudo usando recursos computacionais.

Atividade - 1


Quem sou como professor e aprendiz?


Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “ Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.

Pontos de reflexão
Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento ?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias?
Aprendo com os alunos? Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isso acontece ou tenho receio?



Relate suas reflexões no editor de texto BrOffice Writer salvar como - Atividade 1 e seu nome , compartilhe com seus colegas atarvés de e-mail. Faça sugestões nas atividades dos colegas. Reveja suas reflexões salve-a em sua pasta, poste-a no Blog.

Atividade - 2

Registrando a própria reflexão

A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem de cada cursista, exige alguns aspectos relacionados a sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Orientação didática:
1.Escrever suas reflexões no editor de texto. Salvar como atividade 2- seu nome e poste-a no Blog.

Atividade - 3



Educação e tecnologia

Dando continuidade a reflexão sobre a temática em questão, vamos assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:
“... é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L..,2001)

Orientação Didática:

1. Para assistir a entrevista basta acessar o site:
http://br.youtube.com/watch?v+szNSCKIQnWY

Atividade 4

Tecnologia na minha escola

Fazer uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e a forma mais comum de seu uso.

Orientação Didática:
Levantar quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêem sendo utilizadas.
Organizar estas informações usando o Impress (2 a 3 slides). Salvar o documento na sua pasta atribuindo um nome :atividade 4 e seu nome. Postá-la no Blog.

Atividade - 5

Conhecendo Uma experiência

Conheça uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos, envolvendo conteúdos curriculares.
Orientação Didática

1. Acessar portal do Professor no Portal do professor no site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceIndex.action
2.Selecionar no item “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado a sua área de atuação.
3. Analisar o exemplo destacando pontos dos das estratégias de aula,da avaliação e do uso de recursos que considerava relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica.

4. Elaborar no editor de textos o fechamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento, envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Salvar em sua pasta como atividade -5 e seu nome, poste-a no Blog